22 março, 2012

Atuário como transmissor de "conselho" a terceiros - Benefício e Risco


Lembra da propaganda do creme dental colgate? Lembra que não é um gerente de marketing ou um administrador deles que aparece para fazer o comercial na mídia, e sim, um ou mais dentistas?

Não é somente neste caso que profissionais são chamados a aconselhar terceiros por sua credibilidade na sociedade, ainda que o convite seja feito por empresas sólidas e reconhecidas no mercado. Isso pode ser uma boa forma de valorização da profissão, mas de outro modo, pode representar um potencial risco para o referido profissional.
A confiança é uma parte importante do profissionalismo. Segue da inabilidade do cliente em avaliar inteiramente e exatamente a qualidade do serviço. O cliente confia em você, simplesmente porque você é um profissional, e não deve abusar dessa confiança para aumentar seu próprio interesse. Por exemplo, os médicos certamente não devem prescrever remédios com base em laboratórios nos quais tenham participação acionária. Isto é às vezes estendido a uma visão que os profissionais devem evitar toda a possibilidade de conflito entre seus interesses e os interesses do seu cliente, de modo que para o exemplo os médicos não devem possuir nenhuma participação acionária no laboratório que fabrica os remédios. (IBA, 2005, p.10)
O Atuário, por sua vez, não está livre desse risco, devendo ter sempre em mente a importância do seu papel, da manutenção do respeito conquistado junto à sociedade e o resguardo de sua imagem pessoal e profissional. Veja um outro trecho do Curso de Profissionalismo (IBA, 2005, p.18):
Você deve sempre estar ciente que o conselho que você fornece a uma instituição financeira pode ser confiado a terceiros que acreditam que: porque você é profissional, você é independente, competente e consciencioso. [...] Quando você fez seu relatório deveria ser levado em consideração a possibilidade da companhia estar usando as suas palavras para convencer outros.
Esse 'risco' ocorre em situações como a oferta ou migração de plano de benefícios,  a alteração de contratos/regulamentos, a escolha de determinados investimentos, dentre outros.

Boyle (2012), ao bem tratar da ética relacionada ao trabalho dos atuários nos fundos de pensão, nos propõe o seguinte questionamento: 
"É nosso papel como atuários usar o nosso conhecimento e experiência para dizer às pessoas como agir ... ou é o nosso papel principalmente educar e permitir que outros tomem decisões informadas?" 
Pode até parecer teórico, mas a reflexão é por demais válida e resguarda, sobretudo, o papel social ao qual se propõe a Ciência Atuarial.

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