21 setembro, 2009

Na Bienal, Kyiosaki diz que educação financeira provocou crise mundial

20/09 - por Daniel Gonçalves, especial para o Último Segundo, RJ
Se a maioria dos americanos tivesse aprendido sobre educação financeira quando frequentavam as escolas provavelmente a crise econômica não teria afetado o país e consequentemente o mundo. Essa é a opinião de Robert Kyiosaki, autor do livro “Pai Rico e Pai Pobre”, que já vendeu mais de 20 milhões de livros em todo mundo, sendo mais de 2 milhões no Brasil. A obra já foi traduzida para 52 idiomas e publicada em 109 países. Durante um encontro no Auditório Euclides da Cunha, na XIV edição da Bienal do Livro, no Rio Centro, no Rio de Janeiro, Kyiosaki afirmou existem três tipos de educação que uma pessoa pode adquirir: acadêmica, profissional e financeira. Contudo, esta última não recebe a devida atenção. “Nada se aprende na escola sobre dinheiro. A educação é uma das razões da crise internacional de hoje é que o sistema educacional não acompanhou os novos tempos. Hoje eu tenho amigos que eram milionários no ano passado e hoje estão falidos”.

Kyiosaki explica que teve dois pais – que motivou o título de sua obra mais famosa -, o primeiro, biológico, tinha grande conhecimento acadêmico, mas insistia em lhe dizer que, para enriquecer, deveria apenas estudar e arranjar um bom emprego. Mas seu segundo pai, amigo do primeiro, sem cultura ou dinheiro, ensinou-lhe o poder do investimento e de diferenciar o que é “ativo” – lucro - e o que é “passivo” – despesas na vida. Esse pai acabou enriquecendo e tornando-se o homem mais rico do Havaí, onde Kyiosaki nasceu. “Mas nos Estados Unidos isso não existe nos currículos escolares. Por isso há tantas pessoas em crise hoje”, explica.

“Os americanos acharam que suas casas – durante o boom imobiliário – eram ativos, mas na verdade elas são passivos, ou seja, provocam despesas. Quando a crise chegou, todos só tinham passivos, não tinham ativos. E a prioridade é construir ativos. Se hoje eu e minha esposa parássemos de trabalhar, ainda teríamos 2 milhões entrando mensalmente.(...)

Em sua primeira passagem pelo Brasil, Roberto Kyiosaki finalizou dizendo que não importa se a pessoa é faxineira, médica, rica ou pobre. Ela precisa ter educação financeira, e saber enxergar que nos momentos de crise é que surgem as melhores oportunidades.

0 comentários:

Assuntos Pesquisados

Previdência Complementar (60) Educação (36) Consumidor (27) Longevidade (27) Previdência Social (27) noticias_previdenciasocial (27) Orientação para Consumidores de Produtos Previdenciários ou Serviços de Saúde (23) EAPC (17) Educação Financeira (17) noticias_efpc (16) Mercado Segurador (15) Opinião (14) Projeto de Pesquisa (12) Investimentos (11) Tecnologia (11) noticias_saude (11) Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa (10) Projeto de Monografia em Atuária (10) Sistemas de Saúde (10) dicas (9) noticias_atuario (9) Mercado de Trabalho (8) Remuneração do Atuário (8) Arquitetura de Planos de Benefícios Previdenciários (7) Orientação de Monografias (7) Previdência Social de Outros Países (7) noticias_economia (7) Previdência Complementar do Servidor Público (6) Saúde (6) Força da Natureza (5) Artigos relacionados à Atuária (4) FundamentosAtuaria_TextosAdic (4) Funpresp (4) Notícias sobre Investimentos (4) Premissas Atuariais (4) Metodologia Cientifica (3) O Atuário (3) Orientação para Consumidores de Produtos Previdenciários (3) Pesquisa (3) fator previdenciário (3) linguagem (3) matematica atuarial (3) Atuário (2) Cursos de Ciências Atuariais - notícias (2) Equilíbrio Emocional na Aposentadoria (2) Modelos de Sobrevivencia e Tecnicas de Graduacao (2) Previdencia Social e Complementar (2) Previdência Complementar Fechada (2) Softwares (2) Tipos de Conhecimento (2) noticias_assistenciasocial (2) ALM (1) Acordos Previdenciários (1) Bom humor (1) Gestão de Riscos (1) IBA (1) Legislaçao Previdenciária (1) Migração de Planos de Benefícios (1) Orientação para Consumidores de Serviços de Saúde (1) Premiações para Alunos de Atuária (1) Previdência Complementar Aberta (1) Previdência Social e Complementar - Apoio (1) Regulação da Profissão de Atuário (1) Resseguros (1) Saúde Pública (1) Visão crítica da Previdência (1) auxílio-doença (1)