17 setembro, 2009

Governo vai mexer no bolso das empresas para prevenir acidentes

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1304693-5598,00-GOVERNO+VAI+MEXER+NO+BOLSO+DAS+EMPRESAS+PARA+PREVENIR+ACIDENTES.html

15/09/09 - 09h26 - Atualizado em 15/09/09 - 09h26

De 2006 a 2008, número de acidentes de trabalho cresceu 37%.

Frequência e quantidade de casos poderão aumentar valor do imposto.

O governo vai colocar em prática uma nova estratégia para incentivar a prevenção a acidentes de trabalho. A empresa que não reduzir o número de acidentes agora vai pagar mais caro no valor do seguro acidente de trabalho. Antes, a contribuição exigida das empresas variava de 1% a 3% sobre a folha de pagamento. Agora, elas serão reajustadas conforme o número e a frequência de acidentes.

Segundo dados do Ministério da Previdência, os acidentes de trabalho no Brasil cresceram nos últimos anos. Em 2006, foram registrados 512 mil casos. Em 2007, foram 653 mil. No ano passado, 700 mil ocorrências - um crescimento de aproximadamente 37% em dois anos.

“Acidente no trabalho prejudica a todos e prejudica principalmente os trabalhadores, porque ele tem péssima qualidade de vida e ele passa a ter sequela para o resto da vida”, justifica o ministro da Previdência, José Pimentel.

O ministro informou ainda que todo mês quase mil trabalhadores deixam definitivamente o mercado de trabalho. Vitimas de acidentes graves que matam ou obrigam o trabalhador a pedir aposentadoria por invalidez.

Na fila do INSS, com o braço e a mão direita enfaixados, o motorista Marcio Mendes espera o resultado da perícia para saber se poderá dirigir um trator novamente. “Depois que a gente está acidentado, a gente acaba vendo que tem uma certa dificuldade. Agora, é adaptar, com a dificuldade, e tocar pra frente”, Marcio reconhece.

A falta de equipamentos de segurança é uma das principais causas dos acidentes de trabalho. Transporte de carga e construção civil são os setores com o maior número de casos, e os empresários reconhecem. “Boa parte dos empresários ainda não estimulam de forma veemente a política de segurança ao trabalhador”, afirma o engenheiro civil Marcelo Carvalho.

A reportagem do Bom Dia Brasil verificou que a displicência é encontrada mesmo em obras que possuem um fiscal, que vai de setor em setor cobrar o uso dos equipamentos de segurança. “Muitas vezes é descuido mesmo. A gente está entretido com o serviço e acaba se esquecendo do protetor”, diz o operário Marcelo Marques, que havia esquecido de colocar os protetores auriculares.

0 comentários:

Assuntos Pesquisados

Previdência Complementar (60) Educação (36) Consumidor (27) Longevidade (27) Previdência Social (27) noticias_previdenciasocial (27) Orientação para Consumidores de Produtos Previdenciários ou Serviços de Saúde (23) EAPC (17) Educação Financeira (17) noticias_efpc (16) Mercado Segurador (15) Opinião (14) Projeto de Pesquisa (12) Investimentos (11) Tecnologia (11) noticias_saude (11) Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa (10) Projeto de Monografia em Atuária (10) Sistemas de Saúde (10) dicas (9) noticias_atuario (9) Mercado de Trabalho (8) Remuneração do Atuário (8) Arquitetura de Planos de Benefícios Previdenciários (7) Orientação de Monografias (7) Previdência Social de Outros Países (7) noticias_economia (7) Previdência Complementar do Servidor Público (6) Saúde (6) Força da Natureza (5) Artigos relacionados à Atuária (4) FundamentosAtuaria_TextosAdic (4) Funpresp (4) Notícias sobre Investimentos (4) Premissas Atuariais (4) Metodologia Cientifica (3) O Atuário (3) Orientação para Consumidores de Produtos Previdenciários (3) Pesquisa (3) fator previdenciário (3) linguagem (3) matematica atuarial (3) Atuário (2) Cursos de Ciências Atuariais - notícias (2) Equilíbrio Emocional na Aposentadoria (2) Modelos de Sobrevivencia e Tecnicas de Graduacao (2) Previdencia Social e Complementar (2) Previdência Complementar Fechada (2) Softwares (2) Tipos de Conhecimento (2) noticias_assistenciasocial (2) ALM (1) Acordos Previdenciários (1) Bom humor (1) Gestão de Riscos (1) IBA (1) Legislaçao Previdenciária (1) Migração de Planos de Benefícios (1) Orientação para Consumidores de Serviços de Saúde (1) Premiações para Alunos de Atuária (1) Previdência Complementar Aberta (1) Previdência Social e Complementar - Apoio (1) Regulação da Profissão de Atuário (1) Resseguros (1) Saúde Pública (1) Visão crítica da Previdência (1) auxílio-doença (1)