01 junho, 2009

Só para atuários

INÍCIO >> ATUÁRIA  >> Mercado de Trabalho :: Notícias sobre Salários

Fonte: Revista Você S.A 24/8/2007- Disponível em: http://www.sinal.org.br/site_rio/noticias_2.asp?id=8221&reformas=. Acesso em: 20/10/2009. 

 Com 350 vagas por ano e salário de 10 000 reais para quem tem experiência, a carreira acontece - Por Renata Avediani Reinaldo Amorim, 31 anos, da SulAmérica: vaga para atuário  

Há nove anos,VOCÊ S/A fez um levantamento sobre profissões promissoras.Três critérios orientaram a pesquisa: grande quantidade de vagas, pouca gente qualificada e salários cada vez mais altos.Uma das carreiras de mais destaque foi a de atuário, especialista que avalia riscos e calcula o preço desses riscos em seguradoras, empresas de previdência privada e bancos. A previsão feita lá atrás se confirma hoje. 

O mercado para a área está aquecido e ainda há mais vagas do que profissionais. "A carreira continua em ascensão pelo amadurecimento do mercado e do setor de seguros, com novas regras estabelecidas pelos órgãos reguladores, como a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Agência Nacional de Saúde (ANS)", diz Olívio Lucas Filho, diretor executivo de estatística e atuária da AGF Seguros. Ele explica ainda que a queda dos juros tem levado a ganhos menores, o que força as seguradoras a dar mais atenção ao cálculo dos produtos. "O atuário é fundamental para manter a saúde financeira de uma seguradora.

Atualmente, há 11 cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação, que formam 200 atuários por ano.Mas dados do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) mostram que há cerca de 350 vagas disponíveis por ano, concentradas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O salário inicial é de 2 000 reais, chegando a 10 000 reais para quem tem experiência.

Com a demanda maior do que a oferta, preencher uma vaga pode levar meses. O carioca Reinaldo Amorim, de 31 anos, superintendente atuarial da seguradora SulAmérica, tem uma uma vaga aberta há sete meses."Além dos poucos atuários no mercado, nos deparamos com um problema de formação", diz Reinaldo."O profissional precisa ser bom de cálculo, mas é preciso ter visão estratégica dos negócios para aplicar os números à realidade da empresa.

O presidente da consultoria atuarial Strategy, José Cella, de São Paulo, diz que o atuário do futuro é aquele que avalia os riscos e traça um plano de gestão deles para a empresa.Na SulAmérica, cada uma das unidades de negócio - como saúde e vida, previdência e automóveis - tem um time de atuários. Para unificar visão e metodologias de todas elas, a empresa decidiu, há cinco anos, criar um departamento atuarial corporativo. Reinaldo, superintendente da área, foi o primeiro funcionário e hoje conta com 11 profissionais. O setor estabelece políticas atuariais, determina os mercados que devem ser focados, a forma de vender as apólices, avalia e dá pareceres sobre novos produtos, além de treinar os atuários da companhia. 
 
Outra área ainda pouco explorada no Brasil é o mercado de capitais. Para não ser penalizadas pelos investidores da bolsa de valores, as companhias que negociaçam ações devem avaliar com a maior precisão possível os riscos que determinados investimentos representam para o negócio, como a ampliação de uma fábrica. Esse já é um nicho para os atuários em países como Estados Unidos, Argentina e Japão. Segundo o IBA, no Brasil hoje não há mais do que dez atuários trabalhando com isso. E o número de empresas na bolsa de valores já passa de 300.

0 comentários:

Assuntos Pesquisados

Previdência Complementar (60) Educação (36) Consumidor (27) Longevidade (27) Previdência Social (27) noticias_previdenciasocial (27) Orientação para Consumidores de Produtos Previdenciários ou Serviços de Saúde (23) EAPC (17) Educação Financeira (17) noticias_efpc (16) Mercado Segurador (15) Opinião (14) Projeto de Pesquisa (12) Investimentos (11) Tecnologia (11) noticias_saude (11) Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa (10) Projeto de Monografia em Atuária (10) Sistemas de Saúde (10) dicas (9) noticias_atuario (9) Mercado de Trabalho (8) Remuneração do Atuário (8) Arquitetura de Planos de Benefícios Previdenciários (7) Orientação de Monografias (7) Previdência Social de Outros Países (7) noticias_economia (7) Previdência Complementar do Servidor Público (6) Saúde (6) Força da Natureza (5) Artigos relacionados à Atuária (4) FundamentosAtuaria_TextosAdic (4) Funpresp (4) Notícias sobre Investimentos (4) Premissas Atuariais (4) Metodologia Cientifica (3) O Atuário (3) Orientação para Consumidores de Produtos Previdenciários (3) Pesquisa (3) fator previdenciário (3) linguagem (3) matematica atuarial (3) Atuário (2) Cursos de Ciências Atuariais - notícias (2) Equilíbrio Emocional na Aposentadoria (2) Modelos de Sobrevivencia e Tecnicas de Graduacao (2) Previdencia Social e Complementar (2) Previdência Complementar Fechada (2) Softwares (2) Tipos de Conhecimento (2) noticias_assistenciasocial (2) ALM (1) Acordos Previdenciários (1) Bom humor (1) Gestão de Riscos (1) IBA (1) Legislaçao Previdenciária (1) Migração de Planos de Benefícios (1) Orientação para Consumidores de Serviços de Saúde (1) Premiações para Alunos de Atuária (1) Previdência Complementar Aberta (1) Previdência Social e Complementar - Apoio (1) Regulação da Profissão de Atuário (1) Resseguros (1) Saúde Pública (1) Visão crítica da Previdência (1) auxílio-doença (1)