Loading...

11 setembro, 2011

A Delimitação do Tema em um Projeto de Pesquisa


Delimitar um tema em um projeto de pesquisa, significa:
  • selecionar alguns aspectos ou problemas específicos do assunto em questão;
  • informar como irá “circunscrever” o assunto, o objeto de estudo específico que irá pesquisar, a  área do conhecimento que o tema está inserido;
  • definir de forma clara a abrangência da pesquisa - demarcação do ponto de vista teórico/histórico/geográfico/temporal.

Critérios para delimitação do tema, por Gonçalves (2008b)

Não raro o assunto de pesquisa é confundido com o tema. O primeiro é mais abrangente, comportando diversas possibilidades de recorte, enquanto que o segundo consiste naquilo que o pesquisador pretende abordar com parâmetros precisos em sua pesquisa.
Diversos estudantes ou pesquisadores podem abordar um mesmo assunto, o que não significa que todos tratarão do mesmo tema. Podemos dizer que o tema é o assunto delimitado.
Depois de escolhido o assunto de pesquisa é preciso ainda afunilá-lo, circunscrevê-lo. Para ajudar nesta etapa, podemos estabelecer alguns critérios para a delimitação do tema.
Um primeiro critério é o espacial (GIL, 2004, p. 162). Por ser a pesquisa social eminentemente empírica, é preciso delimitar o locus da observação, ou seja o local onde o fenômeno em estudo ocorre. Um estudo que trate da violência urbana, por exemplo, pode comportar diversos recortes espaciais (um município, uma área metropolitana, uma região, etc). Certo é que o parâmetro espacial escolhido implicará no resultado dos dados obtidos e nas conclusões do estudo.
Outro critério de delimitação é o temporal (GIL, 2004, p. 162), isto é, o período em que o fenômeno a ser estudado será circunscrito. Podemos definir a realização da pesquisa situando nosso objeto no tempo presente, ou recuar no tempo, procurando evidenciar a série histórica de um determinado fenômeno. Uma investigação sobre micro-empresas, por exemplo, pode situar-se no momento corrente, durante um período abrangido por um determinado plano econômico (Real ou Cruzado, p.ex.) ou ainda nos últimos 10 ou 15 anos. Tudo depende, é claro, do objetivo do pesquisador em elaborar o dado recorte.
A delimitação deve se ater, para usar a terminologia da Victor Franz Rudio, à definição do "campo de observação" (RUDIO, 1985, p. 72-75). Este comporta, além do local (recorte espacial) e circunstâncias (recorte temporal), a população a ser estudada.
A população consiste na definição de quem será objeto da pesquisa. Este quem pode se referir a um conjunto de empresas, ou aos pacientes sob determinado procedimento clínico ou ainda a sujeitos que serão indagados acerca de seus comportamentos ou visão de mundo (exemplo, os praticantes de uma determinada religião). A população do estudo dependerá, obviamente, da área de conhecimento na qual ele se insere e no propósito de cada pesquisa.
Diante desses critérios, tratemos então de definir o nosso campo de observação, visando elaborar um projeto assentado sobre tema consistente e preciso.

16 comentários:

ravenna tavares disse...

Ola professora estava pensando em falar sobre Bullying
mas ainda não é certo

Ravenna tavares

Viviane Souza disse...

Professora, estou querendo abordar sobre as conquistas do empregado doméstico.

Ana Pordeus disse...

Muito interessante, Ravenna. O que tal falar sobre o bullyng na universidade? Normalmente o tratam em relação às crianças, mas os jovens e adultos também passam por ele... assédio moral, entre outros...

Ana Pordeus disse...

Viviane, então seria a evolução? No Brasil?

de disse...

Vou falar sobre coaching

Ana Pordeus disse...

de,

Ok. Agora vamos delimitar um pouco mais... no link do exercício, .

ravenna tavares disse...

oi professora
a ravenna de novo
mudou o tema
vou falar sobre a importancia da inteligencia emocional
nas organizaçoes
ta bom?

Rayane disse...

professora, penso sobre a questão da responsabilidade social q as empresas devem ter hj como estratégia de mercado..

Ana Pordeus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcus Camurça disse...

Professora, eu também estou interessado no assunto empregado doméstico, especificamente na realidade atual deste profissional e as perspectivas futuras, principalmente em relação às modificações na legislação que trata do assunto.

Flávia Aguiar disse...

Professora, que tal "As influências da modernização da agricultura no trabalho rural" ?

ravenna tavares disse...

ola ana
meu tema vai ser sobre
as vantagens de se abrir um negócio formal no brasil

ravenna

Nayara Falcão disse...

A análise do perfil dos investidores como ferramenta na melhoria do atendimento de suas necessidades.

Marcelo Muniz disse...

Professora aqui é o Marcelo e o tema que eu estou pensando em tratar é o seguinte: "Os benefícios do atuário no mercado segurador brasileiro". E pergunto se não seria melhor delimitar mais o tema "Mercado Segurador" para, por exemplo "Mercado Segurador Imobiliário".Ficando assim:
"Os benefícios do atuário no mercado segurador imobiliário brasileiro".

Marcelo Muniz disse...

Professora achei o tema: "Impacto das mudanças demográficas nos planos de saúde brasileiros". Mas que mudanças demográficas seriam essas?

samartyni silva disse...

professora , o tema que estou pensando em tratar é o seguinte, agricultura familiar, ou seja, o impacto da agricultura familiar na distribuição de renda do meu municipio...

Assuntos Pesquisados

Acordos Previdenciários (1) ALM (1) Arquitetura de Planos de Benefícios Previdenciários (7) Artigos relacionados à Atuária (4) Atuário (2) auxílio-doença (1) Bom humor (1) Consumidor (27) contato (1) Cursos de Ciências Atuariais - notícias (1) dicas (9) Disciplina de Previdência Complementar Fechada (2) Disciplina Modelos de Sobrevivencia e Tecnicas de Graduacao (1) disciplinas_apoio (1) EAPC (18) Educação (36) Educação Financeira (17) Equilíbrio Emocional na Aposentadoria (2) EstatisticasSite (1) fator previdenciário (3) Força da Natureza (5) FundamentosAtuaria_TextosAdic (4) Funpresp (4) Gestão de Riscos (1) IBA (1) Investimentos (11) Legislaçao Previdenciária (1) linguagem (3) Longevidade (27) matematica atuarial (3) Mercado de Trabalho (8) Mercado Segurador (15) Metodologia Cientifica (4) Metodologia Científica - Apoio (9) Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa (8) Migração de Planos de Benefícios (1) Modelos de Sobrevivencia e Tecnicas de Graduacao (3) noticias_assistenciasocial (2) noticias_atuario (9) noticias_economia (7) noticias_efpc (16) noticias_previdenciasocial (27) noticias_saude (11) Notícias sobre Investimentos (4) O Atuário (3) Opinião (14) Orientação de Monografias (6) Orientação para Consumidores de Produtos Previdenciários (2) Orientação para Consumidores de Produtos Previdenciários ou Serviços de Saúde (23) Orientação para Consumidores de Serviços de Saúde (1) Pesquisa (2) Premiações para Alunos de Atuária (1) Premissas Atuariais (4) Previdencia Social e Complementar (2) Previdência Complementar (59) Previdência Complementar Aberta (1) Previdência Complementar do Servidor Público (5) Previdência Complementar Fechada (2) Previdência Social (26) Previdência Social de Outros Países (7) Previdência Social e Complementar - Apoio (1) Profissionalismo e Ética na Atuária (2) Projeto de Monografia em Atuária (10) Projeto de Pesquisa (11) Reforma Previdenciária em outros países (2) Reforma Previdenciária no Brasil (2) Regulação da Profissão de Atuário (1) Remuneração do Atuário (7) Resseguros (1) RGPS (7) RPPS (14) Saúde (6) Saúde Pública (1) Sistemas de Saúde (10) Softwares (2) Tecnologia (11) Tipos de Conhecimento (2) Trabalhos Científicos do Curso de Ciências Atuariais/UFC (1) Utilitários (1) Visão crítica da Previdência (1) Ética na Ciência Atuarial (1)