Loading...

29 setembro, 2010

Atividade: Elaboração da Justificativa e dos Objetivos da Pesquisa

Prazo de Postagem: De 29/09 a 03/10/2010

DISCIPLINAS >> Método Científico e Técnicas de Pesquisa >>Avaliações (Metodologia, Atividades e Datas) >> Atividade: Elaboração da Justificativa e dos Objetivos da Pesquisa

Após a definição do tema na atividade anterior, apresente, também no espaço de comentário dessa postagem, a elaboração da Justificativa e dos Objetivos da Pesquisa de acordo com a seguinte orientação:

SEMESTRE: ___________________________________________________
TEMA: ________________________________________________________
JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO TEMA: _____________________
OBJETIVOS DA PESQUISA: ______________________________________

Para ampliar seus conhecimentos sobre os itens demandados nessa atividade, você pode estudar o livro de Mattár Neto (Capítulo 5 - O trabalho científico na era da informática, item 5.3: O Projeto de Pesquisa), entre outros, e ainda poderá postar suas dúvidas neste blog, as quais serão respondidas aqui para que possam também servir aos demais.

Lembre-se que essa sequência de atividades poderá lhe auxiliar na elaboração do projeto de pesquisa, o qual valerá como a 1a. AP.

29 comentários:

Cilene disse...

SEMESTRE:2º
TEMA: BOLSA FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO DOS BENEFICIÁRIOS DO CRAS PAJUÇARA.
JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO TEMA: O PROJETO DE PESQUISA AQUI PROPOSTO SERÁ REALIZADO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL(CRAS) DE PAJUÇARA, NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ/CE. O CRAS É REFERÊNCIA PARA AS FAMÍLIAS DO BAIRRO PAJUÇARA E ADJACÊNCIAS DESDE 2008, QUANDO FOI IMPLANTADO, VISANDO O ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, CONCEDENDO BENEFÍCIOS EVENTUAIS E FAZENDO ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS INSCRITAS NO CADASTRO ÚNICO E AS BENEFICIÁRIAS COM O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA(PBF). A ATRAÇÃO QUE O PBF PROVOCA EM TANTAS PESSOAS, NÃO SÓ PELA RENDA, MAS POR OUTROS BENEFÍCIOS QUE OS BENEFICIÁRIOS PODEM ADQUIRIR AO PERTENCEREM A ESSE PROGRAMA, E O RISCO DE HAVER UMA ACOMODAÇÃO QUANTO A SITUAÇÃO FINANCEIRA E A FAMÍLIA NÃO BUSCAR OUTRAS FORMAS DE MELHORAR DE VIDA, ESTAGNANDO POSSIBILIDADES QUE SERIAM MAIS PROMISSORAS, DESPERTOU O INTERESSE EM SABER O QUE REALMENTE PENSAM OS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA SOBRE O PBF. É IMPORTANTE SABER SE O PBF ESTÁ FAZENDO COM QUE AS FAMÍLIAS POBRES, PRINCIPALMENTE ÀS DE EXTREMA VULNERABILIDADE SOCIAL, TENHAM UMA MELHOR SITUAÇÃO FINANCEIRA, E SE ELAS TEM CONSCIÊNCIA QUE O BENEFÍCIO É TEMPORÁRIO. O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DEVE SER QUESTIONADO JUNTO AOS BENEFICIÁRIOS PARA QUE O PROGRAMA NÃO SEJA RESUMIDO NO DINHEIRO, E QUE ELES DEVEM ENTENDER QUE O BENEFÍCIO PODE DEIXAR DE EXISTIR, E POR ISSO ELES NÃO DEVEM SER DEPENDENTES DO BOLSA FAMÍLIA.
OBJETIVOS DA PESQUISA: OBJETIVO GERAL: FAZER UMA ANÁLISE SOBRE O ENTENDIMENTO E AS CONSEQUÊNCIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA OS BENEFICIÁRIOS DO CRAS PAJUÇARA. OBJETIVO ESPECÍFICO: CONHECER O PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA, NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CRAS PAJUÇARA; COMPREENDER O INTERESSE PELO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA; VERIFICAR AS MUDANÇAS QUE O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PROPORCIONA ÀS FAMÍLIAS.

Pablo de Araújo R. disse...

SEMESTRE: 2º

TEMA: Microsseguros - Seguro para os Segmentos de Baixa Renda no Brasil.

JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO TEMA:
A relevância desta pesquisa é mostrar, para os que desconhecem e contribuir no aprendizado dos que já conhecem o real significado do microsseguro adotado pelo Brasil, desde o projeto de lei 3266/2008, que propôs a criação e regulamentação dos microsseguros no país, até hoje. A execução do projeto irá ajudar a esclarecer dúvidas não somente da população em geral, mas dos aptos a vender as apólices de microsseguros, principalmente àqueles que estão iniciando uma carreira no ramo da corretagem. Portanto, pelos materiais disponíveis em sites, revistas e monografias torna possível a execução do projeto de pesquisa, com o quais significativos resultados trarão para o público leitor.

OBJETIVOS DA PESQUISA:
-OBJETIVO GERAL
O objetivo desta pesquisa é alertar e esclarecer o papel do microsseguro em uma sociedade sujeita à riscos diariamente. Direcionada a um público-alvo, busca informar as diretrizes que forma e regulamenta o mercado do microsseguro no Brasil, visando abordar assuntos relevantes que torna esse mercado tão acessível as populações menos provida economicamente.
-OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar as barreiras da regulamentação da atividade de microsseguro no Brasil, os principais parâmetros para os produtos de microsseguros e esclarecer sobre o seu valor social e econômico no âmbito do desenvolvimento nacional.

Matheus disse...

SEMESTRE:
2º Semestre

TEMA:
Economia dos Clubes do Futebol Europeu

JUSTIFICATIVA:
O futebol além de entreter, emocionar e cativar seus espectadores, ele também é um esporte que movimenta bilhões de euros na Europa. Seria interessante fazer um estudo sobre este lado do futebol.

OBJETIVO GERAL:
O objetivo desta pesquisa é mostrar que por trás de todos os craques e dos grandes clubes do futebol europeu, existe um forte lado financeiro e econômico do esporte mais popular do mundo.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
Estudar a situação financeira dos clubes mais tradicionais da Europa, mostrar quais são as formas mais comuns de obter renda, utilizadas pelos clubes.

yan disse...

SEMESTRE: 2º
TEMA: REFLEXOS DA VIOLÊNCIA NO SETOR DE SEGUROS IMOBILIÁRIOS DE FORTALEZA:
UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO MERCADO ENTRE 1990-2010.

JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO TEMA: O PROJETO DE PESQUISA AQUI PROPOSTO TEM POR OBJETIVO ESTUDAR O DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE SEGUROS IMOBILIÁRIOS E A SUA RELAÇÃO COM AUMENTO DA VIOLÊNCIA, NA CIDADE DE FORTALEZA.
A EXECUÇÃO DO PROJETO SERVIRÁ COMO AUXÍLIO TANTO PARA PROFISSIONAIS DO RAMO DE SEGUROS, MOSTRANDO-LHES O REAL CRESCIMENTO DO SETOR E AS PERSPECTIVAS DO MERCADO PARA OS PRÓXIMOS ANOS, E AOS ESTUDANTES, MOSTRANDO-LHES UM MERCADO PROMISSOR AINDA POUCO EXPLORADO.

OBJETIVOS DA PESQUISA:

OBJETIVO GERAL:
ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DO SERTOR DE SEGUROS IMOBILIÁRIOS ENTRE 1990-2010.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE SEGUROS IMOBILIÁRIOS E O AUMENTO DA VIOLÊNCIA.
2. ANALISAR O FATURAMENTO DO SETOR DE SEGUROS IMOBILIÁRIOS ENTRE 1990-2010.
3. DEMONSTRAR O REAL CRESCIMENTO DO SETOR DE SEGUROS IMOBILIÁRIOS.
4. ANALISAR AS PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO DO SETOR DE SEGUROS IMOBILIÁRIOS NOS PRÓXIMOS VINTE ANOS.

Maysa disse...

Maysa Pereira, 2º semetre.

TEMA: O seguro de risco de petróleo a partir do afundamento da plataforma Deepwater Horizon no Golfo do México.

JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO TEMA: As razões para a escolha do tema relacionaram-se aos ramos de seguro envolvidos com os assuntos mais atuais e ao pouco conhecimento que se tem sobre esses. O tema abordará os efeitos econômicos globais daquele que é considerado o maior desastre ambiental da história dos EUA(afundamento da plataforma Deepwater Horizon) e o seguro de risco de petróleo, que é indispensável à empresas de exploração de recursos energéticos e ainda pouco divulgado nos meios de comunicação.

OBJETIVO GERAL: Ressaltar a importância de se fazer uma apólice de seguro de risco de petróleo em empresas de extração de petróleo e gás natural, tanto off shore(no mar) quanto on shore(em terra).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Apresentar dados numéricos em torno dos valores dos contratos e, principalmente, depois de já ter ocorrido sinistro com o segurado.
* Citar os variados riscos que o seguro poderá cobrir.

Santhiago disse...

FELIPE SANTHIAGO
SEMESTRE: 2º

TEMA:
SEGURIDADE SOCIAL AMERICANA: UMA ANÁLISE DA REFORMA NO SISTEMA DE SAÚDE DOS EUA NO GOVERNO DE BARACK OBAMA.

JUSTIFICATIVA PARA O TEMA:
OBJETIVO DE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE ESSA ATUAL REFORMA NO SISTEMA DE SAÚDE DOS EUA, A MAIOR DESDE 1965, VAI TIRAR DO ABANDONO E DA MORTE 32 MILHÕES DE AMERICANOS E VAI REDUZIR O DÉFICIT PÚBLICO EM US$ 138 BILHÕES NOS PRÓXIMOS DEZ ANOS, ALÉM DISSO, IRÁ QUEBRAR PARADIGMAS QUE FUNDAMENTAM A CULTURA AMERICANA QUE SÃO O INDIVIDUALISMO EGOÍSTA E A PARANÓIA DO ÊXITO OBRIGATÓRIO EM UM PAÍS EXTREMAMENTE CAPITALISTA ONDE POBRE É CONSIDERADO FRACASSADO.

OBJETIVO GERAL:
ANALISAR AS MUDANÇAS E O IMPACTO QUE A REFORMA PODE TRAZER AO SISTEMA DE SAÚDE NOS EUA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-DESCREVER O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE NOS EUA ANTES DA REFORMA.
-IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS MUDANÇAS PREVISTAS NOS PROJETOS DO PRESIDENTE BARACK OBAMA PARA A REFORMA NO SISTEMA DE SAÚDE.
-ESTUDAR O IMPACTO POLÍTICO, FINANCEIRO E SOCIAL QUE A REFORMA FEZ, ESTAR FAZENDO E IRÁ FAZER NA POLÍTICA, NA ECONOMIA E NA SOCIEDADE AMERICANA.
-ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA REFORMA DA SAÚDE PARA OS CIDADÃOS AMERICANOS.

Joana disse...

SEMESTRE: 2º
TEMA: A importância da escola e da família no combate à violência no espaço escolar.
OBJETIVOS DA PESQUISA:
Geral

Analisar as causas da violência escolar e a contribuição da família e da escola para mudar esse cenário.


Específicos

Identificar as funções da família e da escola quanto à violência na escola.
Refletir sobre as causas da violência nas escolas.
Apontar os tipos de violência escolar.

JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO TEMA:
O tema escolhido para a realização do projeto é “A importância da família e da escola no combate à violência no espaço escolar”.
A razão pela escolha do tema surgiu a partir do interesse de conhecer as causas que levam os jovens a agirem com violência no ambiente escolar e por já ter tido contato com pessoas que praticaram tamanha brutalidade.
Desta maneira analisarei como a família e a própria escola podem intervir no combate a essa violência, a fim de lutar por uma transformação na questão social que o atual cenário educacional apresenta.

gabriel disse...

SEMESTRE:2°

TEMA:"Rede de saúde pública no Ceará:uma análise do Governo Cid Gomes."

JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO TEMA:
O motivo para a escolha do tema veio apartir da curiosidade de conhecer a situação da saúde pública no Ceará,o que mudou na saúde nos últimos quatros anos durante o Governo Cid Gomes,e o que o governador pretende modificar nos próximos anos.
Considerando-se o grande crescimento na saúde em relação construção de infra-estrutura e contratação de profissionais especializados ,no qual ocasionou repercução no cenário estadual.

OBJETIVO GERAL:
Analisar o impacto da reforma na saúde para o povo cearense,o que pode tazer e o que vem trazendo de benefícios para a população.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Analisar as políticas de saúde no ceará do Governo Cid Gomes.
- Apresentar o atual perfil da saúde no Ceará.
- Estudar as políticas de integração dos últimos anos.
- Mostrar o desenvolvimento na saúde ,considerando o aumento da infra-estrutura,de profissionais e melhorias.

luann disse...

tema: Brasil e Japão: Acordo de sistema previdenciário.
Objetivo Geral: Discorrer sobre o objetivo e a importância do acordo de previdência social entre Brasil e Japão e o que levaram esses países a assinarem esse acordo.
Objetivo Específicos:
-Indentificar o processo para um acordo previdenciario ser aprovado.
-Analisar a importância que um sistema previdênciario tem para um país.
-Indentificar uma introdução sobre a situação previdênciaria de Brasil e Japão.
-Descrever a aproximação entre os sistemas previdenciários dos dois países.
Justificativa: Este tema se propõe em analisar necessidades que muitos imigrantes (brasileiros no Japâo e japoneses no Brasil) tiam em contribuir para previdência social em ambos os países. Os brasileiros que vivem no Japão e os Japoneses que vivem no Brasil poderão usar o tempo de contribuição no país imigrado para requerer benefícios de aposentadoria por idade, por invalidez e pensão por morte. Estima-se que 300 mil brasileiros e 90 mil japoneses podem se beneficiar com a aprovação desse acordo em 2011. Além disso muito imigrantes podem se benefiar desse acordo no futuro.

gabriel disse...

SEMESTRE:2°

TEMA:"REDE DE SAÚDE PÚBLICA NO CEARÁ:UMA ANÁLISE DO GOVERNO CID GOMES."

JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO TEMA:
O motivo para a escolha do tema veio apartir da curiosidadede conhecer a situação da saúde pública no Ceará,o que foi mudado na saúde nos últimos quatros anos durante o Governo de Cid Gomes,e o que o Governador pretende mudar para os próximos anos.
Considerando-se o grande crescimento na saúde em relação a construção de infra-estrutura e contratação de profissionais especializados o que deu repercução no cenário estadual

OBJETIVOS GERAIS:
Analisar o impacto da reforma na saúde para o povo cearense,o que o Governo de Cid Gomes trouxe de benefícios para melhorar a saúde e o que ele pode trazer no seu próximo Governo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Analisar as políticas de saúde do Governo de Cid Gomes
- Apresentar o atual perfil da saúde no Ceará
- Estudar as políticas de integração dos últimos anos
- Citar o desenvolvimento na saúde,considerando o aumento da infra-estrutura,de profissionais e melhorias.

Roberto C. disse...

TEMA: A história do Atuário: Um estudo das dificuldades deste no Brasil.


Justificativa do tema:
O atuário, infelizmente, é pouco conhecido no Brasil, ao contrário do que acontece nos países exteriores.
Apesar de um profissional muito qualificado, ainda enfrenta grandes dificuldades hoje, no Brasil, por isso o necessário deste estudo.


Objetivo do Tema:

Objetivo Geral:
Fazer um levantamento da história do atuário até os dias contemporâneos.

Objetivo específico:
Apresentar a situação e as dificuldades que este profissional encontra atualmente no Brasil.

icarus disse...

Ícaro da Mata, 2º Semestre


TEMA: XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007 Uma análise da Relação Custo-Benefício no Brasil.


JUSTIFICATIVA: É necessario um estudo sobre esse tema, pois é de interesse de uma parcela população do país saber como foi realmente empregado esse dinheiro para as construção das instalações para o evento e como esta sendo utilizado após o PAN.


OBJETIVO GERAL: Demonstrar como o dinheiro para o evento foi investidoe como a infraestrutura criada esta sendo utilizada após o PAN do Rio.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Caracterizar o evento;
- Avaliar o que o evento trouxe de positivo para o país;
- Fazer uma analise dos pontos negativos do evento;
- Fazer uma analise entre o PAN do Rio e as ultimas sedes do PAN.
- Mostrar o faturamento do país nos jogos.

patricia maciel disse...

PROFESSORA PUBLIQUE MEUS OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA NO DIA 02/10/2010 NO LINK BUSCA POR TEMA,POIS QUANDO FUI PUBLICAR ESSE LINK NÃO ESTAVA FUNCIONANDO.

SEMESTRE:2°


TÍTULO:
TRANSPORTE COLETIVO DE FORTALEZA:
UM ESTUDO SOBRE A GREVE DE MOTORISTAS DE ÔNIBUS OCORRIDA NO ANO DE 2010 NO ASPECTO FINANCEIRO.

OBJETIVO GERAL:
1.ANALISAR OS IMPACTOS FINANCEIROS CAUSADOS PELAS PARALISAÇÕES DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS NO ANO DE 2010.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1.CARACTERIZAR A GREVE OCORRIDA NO ANO DE 2010.
2.AVALIAR AS VENDAS NO COMÉRCIO DURANTE AS PARALISAÇÕES DOS MOTORISTAS.
3.COMPARAR A PRODUÇÃO NAS INDÚSTRIAS NOS MESES DE JUNHO E AGOSTO DE 2010 COM A DO ANO ANTERIOR.
4.PREJUÍZOS NAS EMPRESAS DE ÔNIBUS DURANTE A GREVE DOS MOTORISTAS EM 2010.
5.DEMONSTRAR A INFLUÊNCIA DA GREVE NA RENDA FAMILIAR E DOS GREVISTAS.
6.ANALISAR O FATURAMENTO DOS TRANSPORTES ALTERNATIVOS DURANTE A GREVE.

JUSTIFICATIVA:
TODA METRÓPOLE REQUER MOBILIDADE PARA SEU FUNCIONAMENTO.DENTRE OS VÁRIOS MODOS DE TRANSPORTE URBANO,O TRANSPORTE PÚBLICO,REPRESENTADO PELOS ÔNIBUS,SE CONSTITUI O MODO MAIS UTILIZADO EM FORTALEZA.ASSIM SENDO,QUALQUER PARALISAÇÃO NESSE MEIO DE TRANSPORTE CAUSA DIVERSOS TRANSTORNO ECONÔMICOS E SOCIAIS.
OBSERVANDO A GREVE DE MOTORISTA DE ÔNIBUS OCORRIDA NOS MESES DE JUNHO E AGOSTO DE 2010,SURGIU O INTERESSE EM ANALISAR MINUNCIOSAMENTE OS IMPACTOS CAUSADOS NO COMÉRCIO,NA INDÚSTRIA ,NOS TRANSPORTES ALTERNATIVOS ,NAS EMPRESAS DE ÔNIBUS,NOS GREVISTAS E PRINCIPALMENTE NOS USUÁRIOS.

Ana Pordeus disse...

Oi turma! Antes de tudo, quero reforçar alguns conceitos.

Segundo Lakatos e Marconi (1991, p.219), a justificativa "é o único item do projeto que apresenta respostas à questão por quê? De suma importância, geralmente é o elemento que contribui mais na aceitação da pesquisa (...). Consiste numa exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa."

A autora ainda ressalta que a justificativa deve enfatizar:

i) o estágio em que se encontra a teoria respeitante ao tema;

ii) as contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer;

iii) a importância do tema do ponto de vista geral;

iv) a importância do tema para os casos particulares em questão;

v) a possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abarcada pelo tema proposto; e

vi) a descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares.

Ana Pordeus disse...

Cilene, sua idéia está ótima! Vou fazer abaixo algumas sugestões apenas no tangente à alocação dessas idéias nos conceitos dos tópicos do projeto de pesquisa.

Acredito que o foco do seu trabalho seja o bolsa família, em particular, aplicado ao referido CRAS, ok?

Como mostrado anteriormente, a justificativa deve refletir o "por quê" do tema. Lembrem-se também de utilizar, de preferência, a terceira pessoa no projeto.

Em sua justificativa, o trecho "O PROJETO DE PESQUISA AQUI PROPOSTO SERÁ REALIZADO NO CENTRO DE REFERÊNCIA..." na verdade faz parte da metodologia, na qual serão especificados detalhes de como (e onde neste caso) serão colhidos os dados para a pesquisa.

O trecho "DESPERTOU O INTERESSE EM SABER O QUE REALMENTE PENSAM OS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA SOBRE O PBF. " se transformado em O que os beneficiários do CRAS de Pajuçara... pensam acerca do PBF?/ poderia ser um problema, como também Quais as consequências do PBF para os beneficiários do CRAS de Pajuçara?

O trecho "O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DEVE SER QUESTIONADO JUNTO AOS BENEFICIÁRIOS PARA QUE O PROGRAMA NÃO SEJA RESUMIDO NO DINHEIRO, E QUE ELES DEVEM ENTENDER QUE O BENEFÍCIO PODE DEIXAR DE EXISTIR, E POR ISSO ELES NÃO DEVEM SER DEPENDENTES DO BOLSA FAMÍLIA." parece mais uma conclusão da pesquisa em si, como se fosse uma sugestão sua para o governo, devido ao "DEVE", o que não se encaixa no conceito da justificativa, é como se você já tivesse feito a pesquisa e chegado a esta conclusão!

Lembre-se que estamos apenas elaborando o projeto!

Quanto aos objetivos, "FAZER UMA ANÁLISE SOBRE O ENTENDIMENTO E AS CONSEQUÊNCIAS DO PROGRAMA..." poderia ser "Analisar o conceito e as consequências do programa..."

Bom projeto!

Ana Pordeus disse...

Pablo, será que o tema ficaria melhor sendo Microsseguros para a População de Baixa Renda no Brasil?

Quanto à JUSTIFICATIVA, o trecho "...mostrar, para os que desconhecem e contribuir no aprendizado dos que já conhecem o real significado..." está parecendo com o objetivo devido o tempo do verbo mostrar...

Uma dica seria começar a justificativa por "Desde o projeto de lei 3266/2008, que propôs a criação e regulamentação dos microsseguros ..."

O trecho "A execução do projeto irá ajudar a esclarecer" poderia ser substituído por "A pesquisa irá auxiliar no esclarecimento.." o que poderia ser um objetivo (específico?)

Quando você cita "Portanto, pelos materiais disponíveis em sites, revistas e monografias torna possível a execução do projeto de pesquisa..." está escrevendo sobre a METODOLOGIA e não sobre a JUSTIFICATIVA.

Bom feriado!

Ana Pordeus disse...

Matheus,

O começo da sua justificativa está ótima! É por aí mesmo.

Pelo que você escreveu, me parece que a sua pesquisa tem mais a ver com a situação financeira do que com a economia propriamente dita... observe o link destes com o tema.

O texto "Seria interessante fazer um estudo sobre este lado do futebol" não é necessário na justificativa, tendo em vista que esta pretende justamente mostrar porque é interessante... além disso, você fala em bilhões... seria bom explicitar "quantos" bilhões...

Em relação aos objetivos, nenhum vai explorar a questão das dívidas?

Até!

Ana Pordeus disse...

Yan, segue uma dica: tente relacionar melhor o tema com o objetivo geral.

Apenas uma retificação: Ao invés de "O PROJETO DE PESQUISA AQUI PROPOSTO TEM POR OBJETIVO ESTUDAR...", poderia ser utilizado o texto "A pesquisa visa estudar...", considerando que o objetivo é da pesquisa em si e não do projeto.

Um abraço!

Ana Pordeus disse...

Maysa:

"JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO TEMA: As razões para a escolha do tema relacionaram-se aos ramos de seguro..." E quais são as razões?

Observe que "pouco conhecimento" é diferente de "pouco conhecido"...

O trecho "abordará os efeitos econômicos globais daquele que é considerado..." parece mais adequado ao objetivo, se utilizar o verbo abordar no infinitivo...

A justificativa poderia, por exemplo começar assim:

"Após o afundamento da plataforma Deepwater Horizon, maior desastre ambiental da história dos EUA, o seguro de risco de petróleo..."

Já parece uma monografia. Reserve o tema!

Ana Pordeus disse...

Santhiago,

Cuidado para não confundir a justificativa com o objetivo!

Uma dica para o texto da justificativa (adaptado do que você já fez):

"A ATUAL REFORMA (--qual o nome??? colocar aqui--) NO SISTEMA DE SAÚDE DOS EUA é A MAIOR DESDE 1965 e pretende incluir 32 MILHÕES DE AMERICANOS, REDUZIR O DÉFICIT PÚBLICO EM US$ 138 BILHÕES NOS PRÓXIMOS DEZ ANOS e QUEBRAR PARADIGMAS individualistas da CULTURA AMERICANA. Os impactos gerados ..."

Termos como "INDIVIDUALISMO EGOÍSTA", "a paranóia" facilmente podem incorrer no erro do juízo de valor, além de poder ser redundante...

Excelente escolha. Até mais!

Ana Pordeus disse...

Joana,

Tente padronizar os termos utilizados. Exemplo: "violência no espaço escolar" está no tema e o objetivo fala em "violência escolar"...

No projeto de pesquisa, o tema é descrito antes da JUSTIFICATIVA.

A justificativa não precisa repetir o tema, basta dizer o por quê este tema merece ser objeto de uma pesquisa.... o trecho "conhecer as causas" da justificativa pode ficar confuso em relação aos objetivos por este verbo estar no infinitivo...

Uma sugestão para a justificativa:

"Diariamente são registrados inúmeros casos de violência no ambiente escolar cometida por jovens..."

Busque utilizar, de preferência, a terceira pessoa em "Desta maneira analisarei..."

Bom projeto!

Ana Pordeus disse...

Gente, a justificativa não deve ser pessoal! Deve ser voltada para a sociedade, para os setores que tem interesse na pesquisa, nas razões que fazem com que o assunto escolhido seja pesquisado. Não se deve gastar tempo pesquisando assunto que não seja "relevante", pelo menos de algum modo.

O fato de você gostar do tema que escolheu, ou ter curiosidade pelo tema são razões pessoais e até esperadas, considerando que a escolha foi sua!

A leitura dos livros listados na bibliografia pode ajudá-los a compreender melhor os conceitos dos itens dos projetos de pesquisa...

Ana Pordeus disse...

Gabriel,

Quando se diz "...o que o Governo de Cid Gomes trouxe de benefícios para melhorar a saúde", você pode incorrer no erro do juízo de valor, já afirmando que as mudanças foram benefícios... e cuidado para não haver redundância com a proximidade das palavras "benefícios" e "melhorar"...

Quanto ao texto da justificativa, poderia começar por "O Governo do Ceará, no mandato do governador Cid Gomes, segundo o Jornal alterou a infra-estrutura da saúde pública no Estado a partir de [citar as alterações], contratou [ xx citar quantos foram contratados] profissionais especializados..." . Cuidado para não ser tendencioso, trabalhe com fatos e números de fontes confiáveis e evite o juízo de valor.

Até quarta!

Ana Pordeus disse...

Turma,

Muitas sugestões são comuns e, ainda que direcionadas a um aluno, podem servir para outros casos. Leiam as outras justificativas e comentários para adquirir mais habilidade nessa elaboração. Fiquem a vontade para contribuir com os demais colegas.

Um abraço,

Até quarta!

Ana Pordeus disse...

Ah! Esqueci de dizer: só quero ler projetos de alto nível!

E. P disse...

2º Semestre.


TEMA:
O brasileiro e sua relação com o dinheiro: a má circulação de moedas, causas e consequências.

Justificativa para escolha do tema:
É do hábito das pessoas guardarem moedinhas do seu troco em casa, ou aceitar balas ao invés deste propriamente dito. É necessário que essas entendam que esse costume afeta o setor econômico do país e trás consequências de alto custo para o governo.

OBJETIVOS DA PESQUISA:

OBJETIVO GERAL:
O objetivo dessa pesquisa é mostrar o quão é prejudicial a economia certos hábitos dos brasileiros em relação ao seu troco e moedas em geral e aconselhar a esses, mudarem esse costume.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Analisar os motivos da má circulação de moedas no país:
- por parte dos consumidores e,
- por parte dos comerciantes;
Mostrar o quanto o pouco uso de moedas afeta a economia;
Esclarecer ao consumidor seus direitos, para facilitar a cobrança de seu troco;
Mostrar as ações do governo em relação a circulação de moedas.
-


Professora, estou enviando meu tema pela primeira vez, agora, então estou a esperar críticas do comentário inteiro.

Até,
Emanuelle.

yan disse...

TEMA: SEGURO IMOBILIÁRIO :
UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DESTE MERCADO EM FORTALEZA ENTRE 1990-2010.

JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO TEMA:A PESQUISA VISA ESTUDAR O DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE SEGUROS IMOBILIÁRIOS E A SUA RELAÇÃO COM AUMENTO DA VIOLÊNCIA, NA CIDADE DE FORTALEZA.
A EXECUÇÃO DO PROJETO SERVIRÁ COMO AUXÍLIO TANTO PARA PROFISSIONAIS DO RAMO DE SEGUROS, MOSTRANDO-LHES O REAL CRESCIMENTO DO SETOR E AS PERSPECTIVAS DO MERCADO PARA OS PRÓXIMOS ANOS, E AOS ESTUDANTES, MOSTRANDO-LHES UM MERCADO PROMISSOR AINDA POUCO EXPLORADO.

OBJETIVOS DA PESQUISA:

OBJETIVO GERAL:
ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DO SERTOR DE SEGUROS IMOBILIÁRIOS ENTRE 1990-2010.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE SEGUROS IMOBILIÁRIOS E O AUMENTO DA VIOLÊNCIA.
2. ANALISAR O FATURAMENTO DO SETOR DE SEGUROS IMOBILIÁRIOS ENTRE 1990-2010.
3. DEMONSTRAR O REAL CRESCIMENTO DO SETOR DE SEGUROS IMOBILIÁRIOS.
4. ANALISAR AS PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO DO SETOR DE SEGUROS IMOBILIÁRIOS NOS PRÓXIMOS VINTE ANOS.


PROFESSORA TENTEI APROVEITAR AS CORREÇÕES SUGERIDAS, TENTEI AJEITAR O TEMA E A JUSTIFICATIVA,
ERA PROXIMO DISTO OQUE A SENHORA IMAGINAVA?

PS:A SENHORA VAI COLOCAR OS SLIDES DAS AULAS?????

Felipe Deus disse...

TEMA: Fundamentos de Atuária

JUSTIFICATIVA: Hoje, a atuária passa por um período de grandes transformações impulsionada pela expansão dos mercados e pelo aumento das exigências dos Órgãos Governamentais de fiscalização, cada vez mais pressionados por uma legislação forte de proteção ao direito dos consumidores.


OBJETIVO GERAL: Essa pesquisa visa aumentar o conhecimento de estudantes de atuária, com foco na situação profissional do atuário frente aos novos cenários dos mercados em que atuará e aos grandes desafios que a cada dia precisará enfrentar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1º: O campo profissional do atuário e seus mercados distintos.
2º: A responsabilidade social do atuário.
3º: Os desafios dos atuários para se adequar ao novo perfil da profissão atuarial.

Felipe Deus disse...

Parabéns Profesora!!!

:D